quarta-feira, 18 de novembro de 2015

SEITAS E HERESIAS

           Qual o objetivo do estudo das Seitas e Heresias? Muitos são as distorções da "Sã Doutrina",
"Se alguém ensina alguma outra doutrina, e se não conforma com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, e com a doutrina que é segundo a piedade, 1 Timóteo 6:3".Mas há ainda aqueles que insistem no erro da inconveniência, "Tu, porém, fala o que convém à sã doutrina. Tito 2:1." Por isso, insisto em atacar com argumentos válidos e verdadeiros algumas falácias e teses antibíblicas. 
            Segundo Oliveira em Seitas, Religiões e Heresias, há erro na hipótese do surgimento benéfico das seitas no mundo, pois todas elas representam um risco para o Fundamento central que é Cristo: 
            "Entre as muitas razões para o surgimento de seitas falsas no mundo, hoje, destacam-se as seguintes: 1. A ação diabólica no mundo (2 Co 4.4). 2. A ação diabólica contra a Igreja (Mt 13.25). 3. A ação diabólica contra a Palavra de Deus (Mt 13.19). 4. O descuido da Igreja em pregar o Evangelho completo (Mt 13.25). 5. A falsa hermenêutica (2 Pe 3.16). 6. A falta de conhecimento da verdade bíblica (1 Tm 2.4). 7. A falta de maturidade espiritual (Ef 4.14). Esperamos, pois, que a leitura deste livro possa de alguma forma ajudar àqueles que estão à procura da verdade libertadora, Jesus Cristo (Jo 8.38)."(Ibidi.P.8)
             No final dos tempos, que vivemos hoje, o número de homens que se convertem, vem aumentado. Talvez, nem seja por causa do avanço vertiginoso de Religiões que se proliferam como se proliferam as línguas, mas pelo temor a Deus que todo homem possui. 
             Em última análise, o estudo das Seitas e Heresias tem representado não apenas o combate as mentiras e inverdades bíblicas sem nenhum fundamento ou qualquer credibilidade, entretanto estabelece um caminho adequadamente cético se for verdadeiro e teologicamente salutar se for cristocêntrico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário